Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Cutículas - Tirar ou não tira? Heis a questão!!

Tira, cutuca, empurra – nunca deixamos a cutícula em paz.

Essa semana será especialmente voltada para Unhas^^

A verdade é que a danada é um grande tabu entre as mulheres e, entre outros questionamentos, nos perguntamos: tirar ou não tirar essa pele que insiste em crescer ao redor das unhas?

Isso é uma questão cultural.

As brasileiras, por exemplo, preferem tirar, ao contrário das europeias, que apenas empurram.

Entretanto, é importante frisar que a cutícula tem sim serventia: ela tem a função de aderir à unha e proteger a matriz ungueal. É uma região da pele que não faz parte da unha, ou seja, é um anexo da pele, que tem como função a proteção da unha contra micoses, infecções, danos no crescimento da unha. É um tecido que tem função.

Assim, deduz-se que sua retirada pode causar alguns desconfortos, inclusive infecções, como a paroníquia.

Paro-quem?

A paroníquea é uma infecção que ocorre na junção entre a unha e a pele, na região da cutícula, muitas vezes desencadeada por traumas gerados quando ela é retirada. Esta infecção deve ser tratada imediatamente, pois além de muito dolorosa, pode gerar danos a matriz ungueal, com sequelas como alterações da conformação da unha que podem ficar para sempre (DEEUS ME LIVRE).

Não quero mais tirar.

Sempre há como mudar seus hábitos. O aconselhado é, a princípio, hidratar bastante a região, com óleos ou cremes. As europeias usam produtos específicos para o afinamento da cutícula. Eles possuem, em sua fórmula, substâncias ácidas, como o ácido salicílico, e queratolíticos, que quebram a queratina, amaciando e afinando a cutícula. E nós, brasileiras, temos produtos similares, como o Mira-Cuticle Complexo Redutor de Cutículas da AVON (em breve, uma resenha sobre ele).

Mas e se eu quiser continuar tirando, posso?

Claro que pode! Obviamente, seu organismo ficará mais exposto, mas cuidados podem ser tomados para que os danos sejam mínimos. Se tirar, o faça com um profissional, não em casa. A falta de habilidade pode levar a cortes, infecções sérias, inchaço e até mesmo ao uso de antibióticos. A manicure deve ter habilidade para a remoção, que não pode ser exagerada.

Para se proteger, a hidratação é de extrema importância. Além de prevenir danos na pele, hidratar também tratará mãos e cutículas. Lembre-se de sempre ter um creme para mãos ao alcance! São indicados aqueles com óleos vegetais, de canola (que tem ômega 3, 6 e 9), óleo essencial de lavanda (com ação regeneradora e antisséptica) e agentes hidratantes, como o ‘hidrovance’, derivado da ureia, que melhora o aspecto da pele, promove a proteção, a elasticidade da pele e possui ação imediata e prolongada.

Tirando ou não, o importante é sempre manter mãos e cutículas hidratadas, para que, além de bonitas, suas unhas sejam saudáveis.

Fonte: Bendita Seja

Nenhum comentário:

Livraria Cultura